quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Irreversível =)


Bom dia.. Hoje tive a idéia de criar esse blog, já estava com vontade, mas não sabia exatamente o que escrever. Lendo o blog da minha queridíssima Bibi...me trouxeram inspirações... Como gosto muito de arquitetura, dança e patins vou desenrolando aqui os meus dias...mas bem discreto...


"...O ato de habitar se assemelharia ao ritual, enquanto reafirmação de uma visão de mundo, e o dançar estaria mais ligado ao papel da performance, enquanto re-instalação de uma visão de mundo outra. Se por um lado parece difícil aceitar o ato de morar como algo da mais pura conservação, por outro lado não fica difícil aceitá-lo como um ato ligado à idéia de manutenção, que não traz embutida a idéia de estagnação ou cristalização, mas ao contrário, nos remete aos conceitos de processo e criação. Assim, poderíamos pensar que a arquitetura reafirma e assegura o lugar de meu corpo no mundo, e a dança indaga e repropõe o lugar desse corpo no mundo.

Essa abordagem nos permite sair de uma posição na qual a distinção entre dança e arquitetura seria resumida apenas a uma questão arbitrária de nomeação - isto é chamado arquitetura, portando passa a ser arquitetura; isto é chamado dança, portanto passa a ser considerado dança. Há na verdade um encontro entre arquitetura e dança, que acontece com as manifestações chamadas site specific, que poderíamos dizer ser a exploração radical da relação entre corpo e lugar. Nestas ações específicas, dirigidas a um lugar específico, temos na verdade um jogo que transcende a funcionalidade do lugar e a estetização associadas ao espetáculo e apresenta uma exploração da arquitetura e da dança em seu potencial de construção e criação, em que é considerado de forma incisiva o tempo como uma flecha irreversível.

Aqui o evento ganha proeminência e a arquitetura, mais que nunca, se faz irreversível: o ato não tem retorno (não há na vida real um comando desfazer, como nos teclados de nossos computadores). Essa consideração da irreversibilidade parece criar um momento particularmente frutífero no que concerne à inserção de nosso corpo no mundo, à nossa existência como seres habitantes de um tempo e um espaço singularizados e assim parece sinalizar uma inclusão mais vasta de meu corpo na totalidade do mundo, inclusive na totalidade de um mundo que esse próprio corpo reinventa e constrói."

Acredito que a arquitetura e a dança estão ligadas pela geometria, da mesma forma que o corpo em seus atos formam circulos e zig zaguis, a arquitetura e o lápis desenvolvem traços e formas..numa continua dança de cores...quadrados e triângulos..

um lindo bater de asas a todos!

Stéphanie


2 comentários:

Bibi Tolotti disse...

Que gracinha!
Ficou muito lindo tudo por aqui.... e gostei do conteúdo! Ter um blog é apaixonante. Pura cumplicidade e expressão.
Gostei muito das analogias entre a arquitetura e a dança... Na verdade talves a vida devesse ser feita do contexto de ambos, deveriamos viver no embalo de uma valsa, e no final ser sempre uma obra de arte... irreversível, e bela pela forma que se toma...
Ja to viajando...
Continua postando viu...
Vo colocar vc nos meus favoritos..
Te amo dinda.
Beijos

Anônimo disse...

Também creio na vida fragmentada de cores e formas geométricas, apesar de nada ter a ver com arquitetura(acredito q somos arquitetos de nossa vida...ms como não tive formação na área...Enfim, amo a dança, enquanto arte e libertação da alma.E gosto de novos vôos, sim.Beijinho na asinha.